06/05/12

Rota dos Galhardos

Passeio na Montanha
Parque Natural da Serra da Estrela

Venha com a Trilhos de Ideias conhecer o que a Serra tem de melhor, num passeio pela montanha acessível para toda a família!


Com início em Folgosinho, uma aldeia serrana do concelho de Gouveia, a Rota dos Galhardos leva-nos Serra a dentro por trilhos lendários, cuja origem permanece um mistério.

Diz-se que a Calçada dos Galhardos deve o seu nome a uns pequenos demónios que por ali habitavam e construíram a calçada numa noite, num trilho tortuoso e íngreme que era na altura um dos poucos acessos para a Serra e o vale do Mondego.

A caminhada que propomos tem uma duração de cerca de 4 a 5 horas e um grau de dificuldade médio/baixo. O percurso por calçadas romanas, veredas e caminhos florestais é o ideal para quem quer passar um dia diferente a conhecer mais um dos muitos desconhecidos recantos da Serra.

No final da Calçada dos Galhardos chegamos à Portela de Folgosinho, que para além do caminho que iremos seguir, ainda dá acesso à Senhora de Assedace, Videmonte ou ao Covão da Ponte, junto ao curso do Alto Mondego.

Ao longo do trilho iremos encontrar várias casas-abrigo em ruínas, que foram mandadas construir nos anos 30 para dar apoio a quem se deslocava à Serra. Passaremos por bosques de Vidoeiros e Carvalhos, rochas com estranhas silhuetas recortadas, como a Cabeça do Faraó ou a Pedra Furada, e regressaremos da Serra por uma outra calçada Romana - a Calçada dos Cantarinhos.

Supõe-se que estes trechos de calçada fizessem parte da importante Via Romana que atravessava a Serra da Estrela, vinda de Valhelhas e de Famalicão da Serra.

Siga o nosso Trilho e venha conhecer a Serra!


Programa

10h00 - Encontro com os participantes em Folgosinho, no Largo dos "Lavadouros Públicos" (ver mapa de acesso mais abaixo)

Cabeça do Faraó
10h15 - Início da caminhada

11h30 - Coffeebreak de Montanha junto à "Fonte do Ribeiro Travesso"

13h30 - Paragem para almoço volante junto à "Pedra Furada"

15h30 - Regresso a Folgosinho

(Estimativa dependente do ritmo do grupo, das condições meteorológicas e do terreno no dia da actividade)




Informações

Esta actividade pode ser realizada sob solicitação de grupos, em qualquer data pretendida e com programa personalizado, ou por inscrição individual em data calendarizada na nossa Agenda


Por marcação*:
Mínimo de 6 pessoas (grupos menores sob consulta)
De 6 a 10 pessoas: 20 euros por participante
De 11 a 15 pessoas: 15 euros por participante

      *Piquenique de Montanha com produtos locais em opção. Acresce 5 euros por participante.
      [Queijo da Serra, enchidos, pão de centeio ou broa]

      *Jantar de grupo em restaurante local com gastronomia regional. Preço sob consulta. 


Na AGENDA:
inscrição é obrigatória e as vagas são limitadas.
Custo da Inscrição: 18 euros por participante


Inclui: Coffeebreak de Montanha, seguro de acidentes pessoais, reportagem fotográfica, interpretação dos valores naturais e culturais, equipamentos de montanha (bastões de caminhada, casacos corta-vento, polainas, mochilas de caminhada - sob solicitação prévia).


À saída de Folgosinho em direcção à Serra
Os participantes deverão estar providos com reforço alimentar (sandes, fruta, barras de cereais), água (mínimo 1,5l), calçado confortável e roupa adequada à actividade e às condições meteorológicas previstas. Recomenda-se a utilização de botas de caminhada, casaco impermeável e de uma pequena mochila.


Clique aqui para saber tudo sobre o equipamento que deve levar para uma caminhada.







Reserva e Pagamento

Reservas ou pedidos de informação deverão ser enviados para trilhosdeideias@gmail.com 

 Para efectuar a sua reserva deverá enviar os seguintes dados de cada participante:
- Nome
- Data de nascimento
- Contacto (telemóvel e e-mail)
- Número de Contribuinte
- Morada

O pagamento é feito por transferência bancária.

NIB 0035 0435 00010937030 36
Conta 0435010937030 (Banco Caixa Geral de Depósitos)

Atenção! Deve indicar no descritivo da transferência a data da actividade e o primeiro e último nome (do participante ou responsável pelo grupo). Após o pagamento é necessário o envio do respectivo comprovativo para trilhosdeideias@gmail.com (em caso de pagamento em terminal de Multibanco serve a digitalização do talão ou fotografia digital do mesmo, desde que legível).




Mapa de Acesso ao Ponto de Encontro


Ver Folgosinho num mapa maior



Condições Gerais 

Para consultar as Condições Gerais de participação nas actividades Trilhos de Ideias clique aqui.






Sem comentários: