08/09/13

Garganta de Loriga

> subida de Loriga à Torre
Caminhada de Montanha
duração: 7 a 8 horas
dificuldade: exigente (3/4)
30 €* / max 5 participantes
ver próximas datas na Agenda
actividades para grupos com preços especiais sob consulta
(*) preço por participante nas actividades da Agenda


A Garganta de Loriga é um dos sete vales de origem glaciária que existem na Serra da Estrela. Subir este vale, desde a vila de Loriga até à Torre, é sem dúvida uma das mais fantásticas experiências de montanha a realizar na Serra. São 1400 metros de desnível acumulado para "sentir" em toda a plenitude o prazer de chegar a pé ao ponto mais alto de Portugal Continental!

Para chegar ao Malhão da Torre, que assinala os 1.993 metros acima do nível do mar, a longa subida será feita por trilhos que ainda hoje são percorridos por pastores e seus rebanhos para chegar aos pastos de altitude.

Nas vertentes abruptas do vale ainda persiste o Azevinho (Ilex aquifolium) e o Azereiro (Prunus lusitanica), memórias dos bosquetes que outrora dominavam a vegetação do vale, entre muitas outras relíquias da flora estrelense. Noutros tempos, durante o último período glaciário, a paisagem terá sido completamente diferente com uma massa imensa de neves perpétuas que vagarosamente ia fluindo e moldando o perfil da Garganta de Loriga.

Agora, teremos apenas a companhia das águas da Ribeira da Nave que correm em sentido contrário ao que percorreremos. Os Covões também se irão sucedendo: o da Areia, o da Nave, o do Meio e o do Boeiro. Já no planalto, encontraremos os Poços de Loriga que alimentam o caudal da ribeira durante todo o ano. Aqui já se sente a chegada ao topo de Portugal e em breve avistaremos as torres de radar e demais construções que ofuscam a beleza simbólica deste lugar.

O programa inclui ainda coffeebreak de montanha, reportagem fotográfica, equipamento específico de montanha e toda a nossa paixão pela Serra. Chegar à Torre a pé é sem dúvida a definitiva conquista da maior montanha portuguesa e para isso basta seguir o nosso Trilho!



Para seguir o nosso Trilho e vir conhecer a Serra da Estrela para além do asfalto apenas necessita do seu equipamento básico: botas de caminhada e roupas apropriadas para caminhar na montanha, adequadas à época do ano e às condições meteorológicas previstas. Fale connosco para ficar a saber tudo sobre o vestuário recomendado.

No Inverno não se esqueçam de trazer roupa quente e impermeável, gorro e luvas. No Verão o ideal será trazer também o fato de banho para além do equipamento de caminhada! Óculos escuros e protector solar são úteis todo o ano. Nós fornecemos uma checklist com todos os items necessários e recomendados, para que não se esqueça de trazer consigo nada de importante.

Numa das muitas pausas que faremos para recuperar o fôlego e desfrutar da paisagem, serviremos um coffeebreak de montanha com café, bolinhos regionais e aguardente serrana. No entanto, venha também preparado com água e um reforço alimentar para a caminhada.

Caminheiros experientes preferem normalmente trazer o seu equipamento, mas para quem o solicitar teremos todo o equipamento específico que possa ser necessário (mochilas de caminhada, polainas, casacos corta-vento e bastões de caminhada).

Durante toda a caminhada estaremos a fazer uma reportagem fotográfica, mas traga também a sua máquina fotográfica. Numa aventura assim tão única vai querer certamente registar os seus próprios momentos!






  • Guias de Natureza especializados na Serra da Estrela
  • Equipamento específico de montanha (mochila, polainas, casaco corta-vento, bastões de caminhada)
  • Coffeebreak de Montanha com produtos regionais
  • Reportagem Fotográfica
  • Seguro de Acidentes Pessoais
  • Transfer no final da caminhada para o local de início
  • Toda a nossa paixão pela Serra !


    • Ponto de encontroLoriga às 9:30h, junto ao restaurante "O Vicente"
    • Informações detalhadas e recomendações serão enviadas aos participantes após a inscrição
    • Para informações ou marcação de actividades com grupos noutras datas contacte-nos !








    Sem comentários: