22/10/13

Cascatas da Candeeira

> Caminhada de Montanha

duração: 6 a 7 horas
dificuldade: moderada (2/4)
25 €* / max 10 participantes
próximas datas: 29 Março 2014
actividades para grupos com preços especiais sob consulta
(*) preço por participante nas actividades da Agenda


O Vale Glaciário da Candeeira é um daqueles lugares únicos em que podemos sentir toda a imensidão da nossa Serra. Apenas acessível a pé, é um majestoso vale esculpido pela acção dos glaciares que outrora seguiam para se juntar ao Glaciar do Zêzere, o maior de toda a Serra.

Agora que as neves eternas há muito se foram, são as águas da Ribeira da Candeeira que se precipitam sobre as escarpas, formando monumentais cascatas e que se juntam lá em baixo ao curso ainda tímido do Rio Zêzere.

Para podermos sentir em toda a sua plenitude o Vale da Candeeira, começaremos a caminhar ao longo do curso do Zêzere desde o Covão d'Ametade. Deixando para trás os imponentes Cântaros, seguiremos pelo Vale Glaciário do Zêzere para "aquecer as pernas e a vista"!

Em breve avistaremos pela primeira vez as cascatas e o trilho que lá nos levará. A subida pelo trilho de montanha é longa mas recompensadora e em breve estaremos junto às cascatas para uma pausa demorada. No Verão será difícil resistir a nos refrescarmos nas suas águas gélidas, mas no resto do ano acreditem que a vontade de molhar os pés não será muita!

O nosso trilho continua e, apenas um pouco mais acima, teremos uma das mais esplendorosas vistas de toda a Serra: a chegada ao Vale da Candeeira. Teremos todo o imenso vale à nossa frente, num impressionante cenário de montanha e com o Cântaro Gordo a dominar a linha do nosso horizonte.

A caminhada que propomos tem uma duração de cerca de 6 a 7 horas e destina-se a caminheiros e a todos os que queiram conhecer verdadeiramente a Serra. O percurso por trilhos de montanha não tem elevado grau de dificuldade técnica, exigindo no entanto alguma disponibilidade física devido aos desníveis acumulados e à irregularidade natural do terreno.

Para conhecer um pouco mais da biodiversidade do nosso maior Parque Natural ou para  desfrutar da fuga da metrópole e mergulhar nestas paisagens de postal, siga o nosso Trilho e venha apaixonar-se pela Serra!



Para seguir o nosso Trilho e vir conhecer a Serra da Estrela para além do asfalto apenas necessita do seu equipamento básico: botas de caminhada e roupas apropriadas para caminhar na montanha, adequadas à época do ano e às condições meteorológicas previstas. Fale connosco para ficar a saber tudo sobre o vestuário recomendado.

No Inverno não se esqueçam de trazer roupa quente e impermeável, gorro e luvas. No Verão o ideal será trazer também o fato de banho para além do equipamento de caminhada! Óculos escuros e protector solar são úteis todo o ano. Nós fornecemos uma checklist com todos os items necessários e recomendados, para que não se esqueça de trazer consigo nada de importante.

Numa das muitas pausas que faremos para recuperar o fôlego e desfrutar da paisagem, serviremos um coffeebreak de montanha com café, bolinhos regionais e aguardente serrana. No entanto, venha também preparado com água e um reforço alimentar para a caminhada.

Caminheiros experientes preferem normalmente trazer o seu equipamento, mas para quem o solicitar teremos todo o equipamento específico que possa ser necessário (mochilas de caminhada, polainas, casacos corta-vento e bastões de caminhada).

Durante toda a caminhada estaremos a fazer uma reportagem fotográfica, mas traga também a sua máquina fotográfica. Numa aventura assim tão única vai querer certamente registar os seus próprios momentos!






  • Guias de Natureza especializados na Serra da Estrela
  • Equipamento específico de montanha (mochila, polainas, casaco corta-vento, bastões de caminhada)
  • Coffeebreak de Montanha com produtos regionais
  • Reportagem Fotográfica
  • Seguro de Acidentes Pessoais
  • Toda a nossa paixão pela Serra !


    • Ponto de encontro: Covão d'Ametade (Vale Glaciário do Zêzere) às 9:30h, junto ao estacionamento
    • Informações detalhadas e recomendações serão enviadas aos participantes após a inscrição
    • Para informações ou marcação de actividades com grupos noutras datas contacte-nos !








    Sem comentários: