02/12/13

Cântaro Gordo

> Ascensão ao Cume
Caminhada de Montanha
duração: 5 a 6 horas
dificuldade: exigente (3/4)
25 €* / max 7 participantes
ver próximas datas na Agenda
actividades para grupos com preços especiais sob consulta
(*) preço por participante nas actividades da Agenda


O Cântaro Gordo (1.875 m) é um dos cumes incontornáveis da nossa Serra e uma das mais bonitas ascensões que por cá se podem realizar. Menos conhecido que o seu "irmão" Cântaro Magro, mas com uma vista ultra privilegiada sobre os vales, a Torre e o planalto, é uma ascensão relativamente acessível (apesar da exigência física) mesmo para quem não tem experiência prévia em actividades de montanha.

Com início no Covão d'Ametade, a 1.420m, o trilho de montanha irá conduzir-nos pelas paisagens fortemente marcadas pelas glaciações que aqui ocorreram no passado. 
Para chegar ao cume do Cântaro Gordo espera-nos uma longa (mas pausada) subida em que iremos aproveitar para conhecer o Covão Cimeiro, o maior dos circos glaciários da nossa Serra. No final da subida teremos uma pequena trepada pela lindíssima aresta Oeste e em breve estaremos no cume para celebrar a conquista!


O regresso será feito pela Lagoa do Cântaro, uma pequena lagoa glaciária que se encontra encaixada no sopé do Cântaro Gordo a 1.650m de altitude e que, por estar escondida dos olhares menos conhecedores, é uma das mais míticas da nossa Serra.

Sigam o nosso Trilho e apaixonem-se também pela Serra!





Para seguir o nosso Trilho e vir conhecer a Serra da Estrela para além do asfalto apenas necessita do seu equipamento básico: botas de caminhada e roupas apropriadas para caminhar na montanha, adequadas à época do ano e às condições meteorológicas previstas. Fale connosco para ficar a saber tudo sobre o vestuário recomendado.

No Inverno não se esqueçam de trazer roupa quente e impermeável, gorro e luvas. No Verão o ideal será trazer também o fato de banho para além do equipamento de caminhada! Óculos escuros e protector solar são úteis todo o ano. Nós fornecemos uma checklist com todos os items necessários e recomendados, para que não se esqueça de trazer consigo nada de importante.

Numa das muitas pausas que faremos para recuperar o fôlego e desfrutar da paisagem, serviremos um coffeebreak de montanha com café, bolinhos regionais e aguardente serrana. No entanto, venha também preparado com água e um reforço alimentar para a caminhada.

Caminheiros experientes preferem normalmente trazer o seu equipamento, mas para quem o solicitar teremos todo o equipamento específico que possa ser necessário (mochilas de caminhada, polainas, casacos corta-vento e bastões de caminhada).

Durante toda a caminhada estaremos a fazer uma reportagem fotográfica, mas traga também a sua máquina fotográfica. Numa aventura assim tão única vai querer certamente registar os seus próprios momentos!







  • Guias de Natureza especializados na Serra da Estrela
  • Equipamento específico de montanha (mochila, polainas, casaco corta-vento, bastões de caminhada)
  • Coffeebreak de Montanha com produtos regionais
  • Reportagem Fotográfica
  • Seguro de Acidentes Pessoais
  • Toda a nossa paixão pela Serra !



    • Ponto de encontroCovão d'Ametade (Vale Glaciário do Zêzere) às 9:30h, junto ao estacionamento
    • Informações detalhadas e recomendações serão enviadas aos participantes após a inscrição
    • Para informações ou marcação de actividades com grupos noutras datas contacte-nos !







    Sem comentários: