03/12/13

Nave da Mestra

> desde as Penhas Douradas

Caminhada de Montanha
duração: 6 a 7 horas
dificuldade: moderada (2/4)
25 €* / max 10 participantes
ver próximas datas na Agenda
actividades para grupos com preços especiais sob consulta
(*) preço por participante nas actividades da Agenda


Chegar à Nave da Mestra através da mítica "talisca", a enorme fenda no bloco granítico sobranceiro à Casa do Juíz, é em si uma experiência única. Uma verdadeira caminhada de montanha em pleno planalto serrano, para descobrir a Serra para além do que se vê das estradas asfaltadas!

A Nave da Mestra é um daqueles locais incontornáveis da Serra da Estrela. Localizada a 1.650m de altitude, em pleno planalto serrano, são muitos os pontos de interesse que aqui podemos encontrar, desde a “Casa do Juiz” construida em 1910, até à mítica “Talisca” por onde iremos atravessar.

Com início junto à barragem do Vale de Rossim, bem próximo das Penhas Douradas, iremos percorrer o planalto serrano por entre os zimbros , urzes e cervunais, que marcam tão intensamente a paisagem. Estes trilhos são ainda hoje percorridos por pastores e seus rebanhos em busca dos pastos de altitude que dão o característico sabor ao famoso Queijo da Serra.

Iremos ainda conhecer bem de perto os imponentes fragões que dão nome às Penhas Douradas: a "Rasa", a "Ângela", a "Fraga das Penas" e a "Penha Gorda".

Para conhecer um pouco mais da diversidade do nosso maior Parque Natural ou para simplesmente desfrutar da fuga da metrópole e mergulhar nestas paisagens de postal, com a total liberdade de seguir o trilho dos guias de natureza mais apaixonados e conhecedores da nossa Serra!



Para seguir o nosso Trilho e vir conhecer a Serra da Estrela para além do asfalto apenas necessita do seu equipamento básico: botas de caminhada e roupas apropriadas para caminhar na montanha, adequadas à época do ano e às condições meteorológicas previstas. Fale connosco para ficar a saber tudo sobre o vestuário recomendado.

No Inverno não se esqueçam de trazer roupa quente e impermeável, gorro e luvas. No Verão o ideal será trazer também o fato de banho para além do equipamento de caminhada! Óculos escuros e protector solar são úteis todo o ano. Nós fornecemos uma checklist com todos os items necessários e recomendados, para que não se esqueça de trazer consigo nada de importante.

Numa das muitas pausas que faremos para recuperar o fôlego e desfrutar da paisagem, serviremos um coffeebreak de montanha com café, bolinhos regionais e aguardente serrana. No entanto, venha também preparado com água e um reforço alimentar para a caminhada.

Caminheiros experientes preferem normalmente trazer o seu equipamento, mas para quem o solicitar teremos todo o equipamento específico que possa ser necessário (mochilas de caminhada, polainas, casacos corta-vento e bastões de caminhada).

Durante toda a caminhada estaremos a fazer uma reportagem fotográfica, mas traga também a sua máquina fotográfica. Numa aventura assim tão única vai querer certamente registar os seus próprios momentos!






  • Guias de Natureza especializados na Serra da Estrela
  • Equipamento específico de montanha (mochila, polainas, casaco corta-vento, bastões de caminhada)
  • Coffeebreak de Montanha com produtos regionais
  • Reportagem Fotográfica
  • Seguro de Acidentes Pessoais
  • Toda a nossa paixão pela Serra !


    • Ponto de encontroVale de Rossim (Penhas Douradas) às 9:30h, junto ao paredão da barragem
    • Informações detalhadas e recomendações serão enviadas aos participantes após a inscrição
    • Para informações ou marcação de actividades com grupos noutras datas contacte-nos !







    Sem comentários: