08/12/13

Poço do Inferno

> pelos trilhos da Lã e da Neve

Caminhada de Montanha
duração: 6 a 7 horas
dificuldade: moderada (2/4)
20 €* / max 10 participantes
ver próximas datas na Agenda
actividades para grupos com preços especiais sob consulta
(*) preço por participante nas actividades da Agenda


O Poço do Inferno é uma queda de água com cerca de 10 metros de altura, formada pelas águas da ribeira de Leandres, e que nos Invernos mais rigorosos chega mesmo a transformar-se em gelo. O local é acessível mesmo a quem não se aventura a pé pelos trilhos da Serra, mas connosco será conhecido de um ponto de vista completamente diferente!

O nosso trilho começará em Manteigas, e será percorrendo os extensos bosques que povoam estas encostas que iremos chegar ao Poço do Inferno, a mais conhecida cascata da Serra da Estrela.

A vegetação aqui é dominada pelos Castanheiros, mas também são frequentes outras espécies autóctones como o Carvalho-Negral, a Tramazeira ou o Vidoeiro, mas também outras espécies introduzidas pelos Serviços Florestais, como a Faia e a Pseudotsuga. Com alguma sorte poderemos também avistar por aqui algum esquilo mais curioso a saltitar entre as densas copas das árvores e, na Primavera, podemos aqui encontrar em floração várias espécies de Orquídeas e Narcisos ou mesmo o mais raro Selo-de-Salomão.

Ao nos aproximarmos do Poço do Inferno a paisagem altera-se radicalmente, primeiro pela diversificação das espécies do bosque, com Faias, Vidoeiros, Teixos e Azevinhos, e depois pelo relevo que se torna mais abrupto e impressionante devido à particular geologia do Poço do Inferno. Aqui o trilho sai do bosque e segue sobranceiro ao longo das imponentes escarpas, contornando por cima a cascata. 

Depois da pausa para a fotografia da praxe no Poço do Inferno, o trilho de montanha conduz-nos pelo Vale da Adega até ao ponto mais elevado da nossa caminhada. Do outro lado da encosta seguiremos por uma antiga calçada, outrora um caminho frequentemente usado pelas populações locais para se deslocarem à cidade da Covilhã.

E é precisamente este caminho que dá o nome a esta nossa caminhada. No romance “A Lã e a Neve” de Ferreira de Castro, era por aqui que Horácio (o personagem principal) seguia a pé em busca do sonho de uma vida melhor na indústria dos lanifícios da Covilhã.

Sigam as pisadas do Horácio e venham também apaixonar-se por esta Serra!




Para seguir o nosso Trilho e vir conhecer a Serra da Estrela para além do asfalto apenas necessita do seu equipamento básico: botas de caminhada e roupas apropriadas para caminhar na montanha, adequadas à época do ano e às condições meteorológicas previstas. Fale connosco para ficar a saber tudo sobre o vestuário recomendado.

No Inverno não se esqueçam de trazer roupa quente e impermeável, gorro e luvas. No Verão o ideal será trazer também o fato de banho para além do equipamento de caminhada! Óculos escuros e protector solar são úteis todo o ano. Nós fornecemos uma checklist com todos os items necessários e recomendados, para que não se esqueça de trazer consigo nada de importante.

Numa das muitas pausas que faremos para recuperar o fôlego e desfrutar da paisagem, serviremos um coffeebreak de montanha com café e Pastéis de Feijoca, uma especialidade original de Manteigas. No entanto, venha também preparado com água, almoço-volante e um reforço alimentar para a caminhada.

Caminheiros experientes preferem normalmente trazer o seu equipamento, mas para quem o solicitar teremos todo o equipamento específico que possa ser necessário (mochilas de caminhada, polainas, casacos corta-vento e bastões de caminhada).

Durante toda a caminhada estaremos a fazer uma reportagem fotográfica, mas traga também a sua máquina fotográfica. Numa aventura assim tão única vai querer certamente registar os seus próprios momentos!







  • Guias de Natureza especializados na Serra da Estrela
  • Equipamento específico de montanha (mochila, polainas, casaco corta-vento, bastões de caminhada)
  • Coffeebreak de Montanha com café e Pastéis de Feijoca
  • Reportagem Fotográfica
  • Seguro de Acidentes Pessoais
  • Toda a nossa paixão pela Serra !


    • Ponto de encontro: Manteigas, no Bairro de Santo António às 9:30h (junto ao restaurante "Vale do Zêzere" e ao "Hotel Berne")
    • Informações detalhadas e recomendações serão enviadas aos participantes após a inscrição
    • Para informações ou marcação de actividades com grupos noutras datas contacte-nos !







    Sem comentários: